A metodologia de análise deve ser de escolha do professor e do fruidor. O importante é que as obras de arte sejam analisadas para que se aprenda a ler a imagem e avaliá-la; leitura esta que é enriquecida pela informação acerca do contexto histórico, social, antropológico, etc.
Ana Mae Barbosa
Eu não sei desenhar. O desenho é um dom para poucos. Quantas vezes não ouvimos essas frases? O que muitas vezes esquecemos é que nossa primeira forma de expressão ocorre por meio do desenho. Imagens e cores fazem parte da vida de uma criança. O Colégio Objetivo oferece, nas aulas de Arte da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, uma programação diferenciada, proporcionando a compreensão, o entendimento e atribuindo significados para cada forma e expressão artística.
O estudo da disciplina tem papel fundamental na capacidade de entender o mundo, pois auxilia a criança a interpretar códigos que fazem parte do seu cotidiano, comenta Sandra Regina Carulli, coordenadora geral da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.
O ensino da disciplina apoia-se em três aspectos: o fazer arte, o compreender a arte e contextualizar a produção artística. As aulas são embasadas em recursos que visam a aplicação de conceitos artísticos, fundamentais para gostar de desenhar, pintar, cantar, dançar e criar obras que possam contagiar e transformar o olhar.
Conhecendo como as diversas formas de manifestações artísticas são produzidas, a criança aprende a valorizar e a apreciar a arte, além de conseguir contextualizá-la. Partimos do princípio de que todo artista produz sua obra com a interferência do meio ou da época em que vive. Por meio da prática e da vivência, a criança compreende como, por que e para que a arte é feita, ressalta Marcos Roberto dos Santos, professor de Arte da Educação Infantil do Objetivo Granja Viana.
O professor lembra que toda criança desenha. Os primeiros traços dela, que ainda não está alfabetizada, é uma forma de se comunicar com o mundo. Esse desenho, conhecido também como garatujas, traduz o modo de ser e de pensar dessa faixa etária.