As aulas de Inglês do Colégio Objetivo estimulam o interesse pela aprendizagem do idioma. Dinâmicas variadas, como jogos, teatro, laboratório de Inglês e concursos de soletração, contribuem para a assimilação do conhecimento
A língua inglesa está inserida em nosso cotidiano. Aprimorar os conhecimentos por meio de experiências que favoreçam a comunicação oral e escrita é uma das propostas das aulas de Inglês no Colégio Objetivo.
“As crianças, em meio a ferramentas tecnológicas, estão constantemente em contato com palavras e expressões usadas no dia a dia. Com a compreensão do idioma, elas passam a entender melhor o mundo em que vivem e a interagir com pessoas de outras culturas”, comenta a professora Verônica Lopes Neves, coordenadora de Inglês do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Estratégias para um aprendizado significativo não faltam. Proporcionando muitos momentos de diversão, as aulas vão além de um ensino tradicional e desafiam as crianças a ampliar, cada vez mais, seus conhecimentos no estudo do idioma.
Com a música, por exemplo, são trabalhados novos vocabulários. Os jogos e a encenação de história estimulam a conversação e a compreensão da escrita. “Aprender inglês é muito divertido e todos estão inseridos nesse contexto. As atividades lúdicas ajudam muito as crianças que apresentam dificuldades na aprendizagem. Elas motivam, incentivam e favorecem a internalização do conteúdo trabalhado”, explica a coordenadora de Inglês.
Música
Música em sala de aula: elemento motivador que favorece a expressão e a criação. Essa atividade não é apena facilitadora do relacionamento e das vivências na sala de aula, mas também estimula a imaginação e as transformações do aluno em relação ao uso mais frequente do inglês.
Teatro
Imaginação, criatividade, espontaneidade e cooperação estão inseridos nesse instrumento pedagógico, proporcionando ao aluno a vivência de situações reais do conteúdo a ser trabalhado.
Jogos
Por meio das atividades criativas, a criança pode expressar e construir a sua realidade. Brincando ela produz vivências significativas para seu aprendizado. O lúdico é uma estratégia insubstituível para ser usada como estímulo na construção do conhecimento, compreensão e aquisição de diferentes habilidades no ensino de Inglês.
Laboratório de Inglês
Laboratório de tecnologia, lousa digital e tablets são importantes recursos utilizados no ensino da língua inglesa. Com o uso de vídeos, programas especiais, jogos e aplicativos, os alunos desenvolvem as habilidades de listening, speaking, reading e writing.
Writing
As atividades escritas propostas pelo material didático valorizam o processo de comunicação e estimulam a autonomia, fazendo com que os alunos sintam-se mais seguros em relação ao uso efetivo de suas capacidades. Os alunos das séries iniciais, por exemplo, podem perceber que, por meio do seu trabalho e esforço, é possível transformar e intervir no meio onde vivem.
Spelling bee
Os concursos de soletração são muito populares nos Estados Unidos e consistem, basicamente, em ouvir e soletrar palavras. Destinado aos alunos do 3º ao 5º ano, o Spelling bee é realizado durante quatro semanas e é constituído de fases eliminatórias. A final reúne todos os alunos em uma grande festividade: há apresentações de coral, dança e o confronto dos finalistas para uma plateia bastante atenta e animada. Os três melhores alunos são premiados e recebem medalhas. Além disso, todos os participantes ganham certificados. Confira as fotos da atividade e a galeria dos campeões no site www.objetivo.br
Datas comemorativas
Apresentar o idioma de forma diferenciada é um grande estímulo para as crianças ampliarem seus interesses no estudo. Valentine’s Day, Thanksgiving e outras datas comemorativas aproximam o aluno do conteúdo estudado e possibilitam a melhor compreensão da língua inglesa. As aulas trabalham ainda valores e a cultura dos países que celebram essas festividades.