Quantcast
Channel: Objetivo
Viewing all 1322 articles
Browse latest View live

12/08/2016 - Astronomia: Leonardo Florentino conquista medalha de prata na OLAA

$
0
0
Por Priscila

Leonardo Henrique Martins Florentino, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, conquistou medalha de prata na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada de 27 de setembro a 4 de outubro, no Rio de Janeiro.

Leonardo ficou entre os cinco melhores desempenhos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2014, garantindo a vaga para a latino-americana. Ano passado, a OBA contou com a participação de cerca de 100 mil estudantes do Ensino Médio.

O aluno conta que fez um estudo direcionado para a OLAA. “O torneio tem uma prova de observação de céu e planetário. Fui a planetários e, quando estava longe da cidade, procurava observar o céu para treinar. A OLAA tem uma prova de lançamento de foguetes, o que requer o projeto e a montagem de diferentes modelos para ver o seu desempenho”, comenta.

O estudante vem colecionando bons desempenhos em competições internacionais. Em mês passado, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Iberoamericana de Física. Em 2014, ele foi campeão mundial na Olimpíada Internacional de Física Online (IPhOO) e, em 2013, conquistou medalha de prata na Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (IJSO).


13/08/2016 - Olimpíadas de Física: Objetivo é o colégio com o maior número de medalhas do estado de São Paulo

$
0
0
Por Priscila

Parabéns aos 104 alunos do Colégio Objetivo premiados nas olimpíadas Paulista e Brasileira de Física.
A determinação e o compromisso com o estudo foram os fatores que garantiram os resultados. O Objetivo, mais uma vez, é o colégio com o maior número de medalhas em olimpíadas científicas de Física do estado de São Paulo

Os alunos do Colégio Objetivo conquistaram 104 medalhas nas olimpíadas de Física. Com esse resultado, o Objetivo se destaca como o colégio com o maior número de conquistas olímpicas do estado de São Paulo nas olimpíadas Brasileira (OBF) e Paulista de Física (OPF) de 2014.
Na OPF, foram 45 premiações: 7 de ouro, 14 de prata, 10 de bronze e 14 menções honrosas. Na OBF, eles conquistaram 59 medalhas: 8 de ouro, 11 de prata, 20 de bronze e 20 menções honrosas.
Foi grande o desafio para chegar à solenidade de premiação da OPF, realizado em 21 de março, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A cerimônia reuniu os melhores estudantes do estado de São Paulo. Dos cerca de 14 mil participantes, apenas 145 foram premiados.
Inicialmente, os alunos do Colégio Objetivo participaram das fases regional e estadual da OPF, que agruparam estudantes dos ensinos Fundamental e Médio de 900 escolas públicas e privadas do estado de São Paulo.
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física, a OBF é dividida em três fases, compostas de avaliações objetivas, discursivas e práticas. O torneio busca despertar o interesse pela Física, identificar jovens talentosos, preparando-os para olimpíadas internacionais, e estimular as carreiras científico-tecnológicas. A solenidade de premiação foi realizada na Universidade de São Paulo, em 11 de abril.

Projeto Olímpico do Objetivo

O Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT) estimula a participação dos estudantes em olimpíadas científicas pelo valor agregado, que está no aprendizado extraído desses torneios. Pelo conhecimento adquirido, muitos alunos participantes estão hoje nas melhores universidades do país e do mundo.

A fórmula são estudantes atentos, curiosos e determinados, alinhados a uma proposta de educação de qualidade, que oferece método de ensino calcado nas aulas regulares e nas especiais, material didático completo e atualizado, professores capacitados e, certamente, no incentivo à participação desses alunos nas competições.

Parabéns alunos do Colégio Objetivo. Acompanhe abaixo a classificação:

Olimpíada Paulista de Física
OURO
Ana Figueiredo de Jesus
Bruno Carvalho Brandão
Henrique Juziuk Berger
Felipe Iba Fontes
Júlia Minami Martins Shimojo
Marco Enrique dos Santos Abensur
Pedro Luiz Flud Musso

PRATA
Carlos Eduardo Barbosa Passos
Felipe Kenzo Granado Miura
Felipe Mourad Pereira
Giovani Hidalgo Ceotto
Guilhermo Cutrim Costa
Kawan Nascimento e Silva
Leonardo Henrique Martins Florentino
Lucas dos Anjos Dantas Teixeira
Luciana Filoni Ferreira
Mateus Fujita Silveira
Mateus Siqueira Thimóteo
Pedro Artur Menezes Fernandes
Thales Augusto Souto Rodriguez
Yaoheng Wu Liang

BRONZE
Andressa Dias Ribeiro
Annah Hellena Sobral Carneiro de Souza
Beatriz Mazzini Marques
Felipe Bagni
Luca Rodrigues Miguel
Maria Carolina Leão Melo Galli
Marina Maciel Ansanelli
Matheus Henrique de Almeida Camacho
Matteo Celano Ebram
Rodrigo H. V. Pontes Filho

MENÇÃO HONROSA
Ana Beatriz Yumi Mihara
Camila Oliveira Silva
Enzo Reis Hanada
Eric Scromovas Salge
Felipe Chakur Farah
Giovanna Gimenes Gennari
Henrique Tetsuo Takahashi
Lael Yoshio Ikawa
Leonardo Gushiken Yoshitake
Lucas Novais de Oliveira
Márcio Bruno dos Santos Correa
Monica Midori Ishida
Vitor Vac Bitu Alves
Rafael Rubson Lino dos Santos

Confira as fotos da Olimpíada Paulista de Física

Olimpíada Brasileira de Física
OURO
Felipe Mourad Pereira
Francisco de Mello Calderaro
Henrique Juziuk Berger
Kawan Nascimento e Silva
Lucas dos Anjos Dantas Teixeira
Marina Maciel Ansanelli
Mateus Siqueira Thimóteo
Thales Augusto Souto Rodrigues

PRATA
Ana Figueiredo de Jesus
Bruno Carvalho Brandão
Caíque da Silva Corrêa
Eric Scromovas Salge
Felipe Bagni
Henrique Lasevicius Azevedo
Leonardo Henrique Martins Florentino
Lucas Pereira Galvão de Barros
Mateus Fujita Silveira
Miguel Angel Donado Ordonez
Yuri da Silva

BRONZE
Adriana Mayumi Shiguihara
Ana Paula Naomi Takamura
Caio de Jesus de Oliveira
Caio Kenzo Kojima
Enzo Reis Hanada
Felipe Iba Fontes
Felipe Kenzo Granado Miura
Gabriel Kenji Ito
Giovanna Gimenes Gennari
Giovani Hidalgo Ceotto
Giuliano Pantarotto Semente
Gustavo Yudi Sagara Nicio
Ícaro Baviera de Moraes
Lucas Akira Takahasi
Maria Carolina Leão Melo Galli
Maria Fernanda Império Pereira
Matheus Henrique de Almeida Camacho
Matheus Kledeglau Jahchan Alves
Matteo Celano Ebram
Nicolas Mafra

MENÇÃO HONROSA
Ana Rita Kawauche Rodriguês da Silva
André Yuji Sakuma
Artur Noronha Albuquerque Cunha
Daniel Vinícius M. Nunes
Enzo Irasaka
Gabriel Hisashi Tsuji Tinem
Guilherme Alberto Matté
Isadora Monteiro Silva
Lucas Chedid Cidin Speridião
Luca Rodrigues Miguel
Luciana Filoni Ferreira
Marco Enrique dos Santos Abensur
Marcus Vinicius Sgobbi
Murilo Di Gregorio
Nathália Miura
Otávio D"Ambrósio Arounian Ramos Bittencourt
Paula Sayuri Miyashiro Cassitas
Rafael Gonçalves
Rafael Massatoshi Ukei
Sofia Santi de Brito

Confira as fotos da Olimpíada Brasileira de Física

14/08/2016 - Aluno do Objetivo é medalha de bronze em Olimpíada Internacional de Biologia no Vietnã

$
0
0
Por Ariel

Matteo Celano Ebram, aluno do Ensino Médio do Objetivo Taubaté, conquistou medalha de bronze na 27ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), realizada em Hanói (Vietnã), de 17 a 24 de julho.

O torneio contou com a participação de 72 países e cerca de 250 competidores. Celano passou por uma maratona de provas práticas (Bioquímica, Botânica, Zoologia e Biologia Molecular) e teóricas.

O estudante fez parte da equipe brasileira selecionada pela Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), que teve 70 mil alunos participantes em sua primeira fase. Quatro desses alunos integraram a delegação brasileira na IBO.

Matteo tem outras participações em competições internacionais: foi ouro na Olimpíada de Ciências Júnior Americana 2014 (OCJA) e bronze na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), em 2013 e 2015. “Os torneios possibilitam o contato com diferentes culturas e com jovens da minha idade”, comenta o estudante da 3ª série do Ensino Médio.

15/08/2016 - Estudante do Objetivo conquista ouro inédito na Olimpíada Internacional de Física

$
0
0
Por Priscila

O Brasil alcançou seu melhor desempenho de todos os tempos.
Além do ouro, conquistado por Gustavo Haddad Braga, Ivan Tadeu Ferreira retorna da Tailândia com a medalha de bronze.

Pela primeira vez na história da Olimpíada Internacional de Física (IPhO) um estudante brasileiro traz para casa a mais cobiçada das classificações: a medalha de ouro. Esse mérito cabe a Gustavo Haddad Braga, aluno da 3ª série do Ensino Médio. Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, da 2ª série, conquistou o bronze.

Realizada em Bangkok, na Tailândia, de 10 a 18 de julho, a IPhO reuniu cerca de 394 participantes, de 84 países, muitos deles tradicionais competidores do torneio, que é o mais desafiador entre todas as olimpíadas científicas de Física existentes no mundo.

Ronaldo Fogo, coordenador dos cursos especiais de Física do Objetivo e líder da equipe brasileira há vários anos, contou que a prova teórica foi considerada trabalhosa. A prova experimental não foi diferente. “Foram atividades difíceis, que certamente levaram os alunos à exaustão. Talvez seja esse nível de exigência que propicie à IPhO o prestígio internacional pelo qual é reconhecida no mundo acadêmico. A inédita medalha de ouro conquistada por Gustavo e o bronze obtido por Ivan colocaram o Brasil num patamar de gigantes”, explica Ronaldo.

A medalha obtida por Gustavo Haddad Braga é algo fenomenal. Para dar uma ideia de sua importância, basta lembrar que existem países que buscam essa conquista desde 1967. Ela pode abrir as portas das principais universidades do mundo. Instituições como MIT, Princeton e Harvard fornecem bolsas de quase 80 mil dólares anuais para estes talentos.

A Comissão da Olimpíada Brasileira de Física destacou, em nota oficial, o avanço do Brasil em olimpíadas científicas, ressaltando a excelente atuação dos estudantes. “Com essa conquista, o Brasil, na IPhO, passa a fazer parte de um grupo seleto, ficando à frente de países como Itália e Suíça, e junto ao grupo da França e Alemanha, que têm uma larga tradição neste tipo de evento”, diz o texto.

Tanta dedicação tem dado certo: o Brasil vem desde 1999 – ano de sua primeira participação – evoluindo na competição. Além de menções honrosas e medalhas de bronze, em 2008, Guilherme Victal da Costa, ex-aluno do Objetivo, agraciou o País com inédita medalha de prata. Em 2010, Gustavo Haddad Braga e Cássio dos Santos Sousa conquistaram o bronze.

16/08/2016 - Alunos do Objetivo já conquistaram 4.945 medalhas em olimpíadas científicas

$
0
0
Por Mariana

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

2005

2004

2003

2002

2001

2000 e 1999

26/07/2016 - Material didático conectado com o universo virtual

$
0
0
Por Ariel

Material didático impresso que se conecta com o mundo digital, palestras e oficinas diversificadas foram apresentadas em Feira de Educação

 

Seguindo sua trajetória de vanguardismo e de tecnologia que há mais de meio século faz a história da Educação no Brasil, o Sistema de Ensino Objetivo apresentou na 24ª Feira Internacional de Educação (Educar) o material didático impresso que se conecta ao mundo digital, fato possível devido ao desenvolvimento de diversas plataformas próprias voltadas ao ensino.

Por meio de palestras e oficinas, coordenadores e professores demonstraram como aplicam as aulas dispostas nos cadernos que compõem o material didático, utilizando-se de recursos adequados às novas tecnologias: ícones que remetem a vídeos, exercícios online, músicas e jogos que abrangem vários temas e aprofundam o saber em todas as áreas.

No Objetivo a sala de aula está sempre com o aluno. Os recursos tecnológicos desenvolvidos pelo Grupo UNIP-Objetivo possibilitam que o estudante continue seu processo de aprendizagem em qualquer lugar, por meio do computador, celular ou tablet. São extensões dos cadernos e de todo o material didático, com a vantagem essencial da mobilidade, que permite aos alunos acessar os conteúdos de qualquer local, plataformas e ambientes operacionais.

As palestras abordaram uma diversidade de temas: aprendendo inglês com autonomia e musicalidade; Games: história em movimento; Educação Física criativa; critérios de correção do Enem 2016; Minichefs: engenharia dos alimentos saudáveis e Ciência e meio ambiente: a Escola do Mar.

27/07/2016 - Guilherme Zaru, por onde andas?

$
0
0
Por Ariel

O ex-aluno do Colégio Objetivo Guilherme Zaru, que cursa Economia no Insper, conta experiências vivenciadas na Califórnia com o executivo Warren Buffett, um dos mais bem-sucedidos investidores do mundo

 

Inspiração para o futuro e bons exemplos nunca são demais quando o assunto é o sucesso profissional. O universitário Guilherme Zaru Gomes da Silva, 19 anos, ex-aluno do Colégio Objetivo Integrado, vivenciou uma das experiências mais significativas de sua vida acadêmica. Gui­lherme foi selecionado para participar de uma sessão de perguntas e res­postas com Warren Buffett, 85 anos, um dos mais bem-sucedidos investidores de todos os tempos e terceiro homem mais rico do mundo, segundo a revista Forbes.

Zaru cursa o 2º ano de Economia no Insper e soube da Jornada Warren Buffett pelo Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart), entidade que apoia o desen­vol­vi­men­to de jovens talentos acadêmicos de baixa renda e mantém parceria com o Colégio Objetivo.

A Jornada Warren Buffett tem como proposta levar brasileiros a instituições de renome mundial e, como ponto alto, há a visita à companhia Berk­shire Hathaway, localizada em Omaha (Nebraska, EUA). A empresa é comandada pelo executivo Warren Buffett.

“Foi uma oportunidade incrível. O encontro durou aproximadamente duas horas, período em que discutimos sobre economia e investimentos. Buffett contou que um dos motivos para o seu sucesso foi o seu amor incondicional pela profissão e pelo que fazia”, comenta Guilherme.

O programa também incluiu visitas a empresas e universidades próximas a São Francisco (Califórnia). “Estivemos em empresas de investimentos, do mundo esportivo e de tecnologia, como Google e Dropbox.”

O estudante conta que as pessoas que conheceu enriqueceram ainda mais a experiência. “Estive com estudantes comprometidos em melhorar o nosso país. Voltei para casa inspirado e com a certeza de que terei muitas oportunidades.”

O futuro economista ressalta que tem muitos planos para o futuro. Além de seguir carreira na área de finanças, pretende ajudar jovens talentos com poucos recursos financeiros. “Entendi que o amor é a arma mais poderosa que temos para enfrentar o dia a dia. Vi ainda a importância de valorizar as pessoas que estiveram com você em todos os momentos e perceber que o mundo tem sempre uma oportunidade esperando para ser descoberta. Cabe a cada um encontrar a melhor estratégia para alcançá-la”, reflete.

28/07/2016 - Treineiro: testando conhecimento

$
0
0
Por Ariel

Treineiro: testando conhecimento

Avaliar os conhecimentos, descobrir as principais dificuldades, escolher uma carreira e uma universidade são alguns dos de­sa­fios enfrentados pelos alunos do Ensino Médio.

A conquista de uma vaga depende de muita dedicação aos estudos e preparação para as provas. Embora exista uma longa caminhada para o sucesso, é possível amenizar o estresse. Familiarizar-se com o processo seletivo tem sido um importante aliado nessa trajetória, e uma opção é prestar os principais vestibulares como treineiro.

Os alunos do Colégio Objetivo sabem bem como é essa experiência, eles fizeram as provas e tiveram excelentes resultados. Oferecida pelas principais instituições de ensino do país, a alternativa possibilita que o futuro candidato aprenda a administrar o tempo e conheça o estilo da prova.

Luiza de Souza Braz – treineira de Humanas
“É uma forma de identificar as matérias que preciso estudar mais. Tenho me empenhado: faço resumos, reviso os conteúdos e intensifiquei os estudos em Matemática, por exemplo.”

Matheus Camacho – treineiro de Exatas
“Ver o meu nome na lista dos aprovados me deixou aliviado, pois é uma forma de saber que estou seguindo o caminho certo.”

Eric Scromovas Salge – treineiro de Biológicas
“Identifiquei quais são as áreas que tinha dificuldade e agora neste ano posso focar meus estudos. A sensação de fazer um vestibular de verdade foi muito interessante.”

Amanda Fernandes – treineira de Humanas
“Foi a primeira vez que fiz a Fuvest. Precisava avaliar meus conhecimentos. Agora já sei quais são as disciplinas que tenho maior dificuldade. Farei uma revisão de todos os conteúdos.”

Marina Maciel Ansanelli – treineira de Exatas
“Tenho grande dificuldade nas matérias da área de Humanas, e queria ver como me sairia nas provas deste ano. Felizmente tive um bom resultado.”


29/07/2016 - Gincana do Colégio Objetivo: alegria em compartilhar​

$
0
0
Por Ariel

A 33ª Gincana do Colégio Objetivo (Ginco) proporcionou momentos inesquecíveis. Repleta de atividades esportivas e culturais, ela movimentou os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, estimulou a criatividade, promoveu a amizade e reforçou a importância da solidariedade.

Olimpíadas Rio 2016, os 100 anos do Samba e até uma pesquisa sobre a chikungunya, a dengue e o vírus zika foram explorados nas tarefas. As provas tradicionais, como o show de entrada, o Objeclipe – dublagem de uma música de um artista ou uma banda famosa acompanhada de coreografia – e a arrecadação de alimentos e produtos de limpeza para doação garantiram o aprendizado e motivaram o envolvimento de todos.

“É sempre um momento agradável e animado que compartilhamos com os amigos. Há tarefas divertidas, como o dia do pijama, quando vamos à escola com as roupas de dormir”, comenta Ana Paula Takara de Lima, do 9º ano.

A solidariedade e o empenho dos participantes foram as principais motivações da aluna do 8º ano Julia Marsan Pontes de Carvalho. “É uma atividade bastante animada. Ver o engajamento de todos na arrecadação de alimentos e nas realizações das tarefas é muito emocionante. Sempre fazemos novos amigos.”

Confira as fotos:

30/07/2016 - Torneio Virtual de Química: medalha de bronze para a equipe do Objetivo

$
0
0
Por Ariel

Felipe Mourad, Matheus Camacho e Luana Jalantonio Cattan, alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, conquistaram medalha de bronze no Torneio Virtual de Química (TVQ). A competição é organizada por estudantes de graduação dos cursos de Química e de Engenharia Química da Unicamp, sob a tutela da Prof.ª Dr.ª Regina Buffon, do Instituto de Química (IQ) da mesma instituição. O TVQ atinge todos os estados do país, e contou com a participação de mais de 2 mil alunos. O torneio possui três fases: duas online e uma presencial. São propostos problemas químicos, de alta complexidade, que exigem muita pesquisa e estudos sobre assuntos bem específicos. Parabéns aos nossos alunos!

31/07/2016 - Olimpíada de Química SP: prata e bronze para alunos do Objetivo

$
0
0
Por Ariel

Sete alunos do Objetivo foram premiados na Olimpíada de Química SP (OQSP). Matheus Henrique de Almeida Camacho e Malik Rodrigues Teixeira conquistaram prata. As medalhas de bronze foram para Thales Augusto Souto Rodriguez, Agatha Giovanna Soares da Silva, Luana Jalantonio Cattan, Marina Maciel Ansanelli e Murilo Gonçalves.

Os estudantes foram premiados no Instituto de Química da USP, em 11 de junho. Na ocasião, os 150 finalistas da OQSP tiveram um dia repleto de atividades na USP, incluindo demonstração de experimentos, exames de conhecimento e raciocínio, correção das provas e visita a laboratórios, que culminou na sessão de premiação e encerramento. A OQSP é voltada a estudantes do Ensino Médio e aberta a todas as escolas de São Paulo.

Olimpíada de Química SP
PRATA
Matheus Henrique de Almeida Camacho
Malik Rodrigues Teixeira

BRONZE
Agatha Giovanna Soares da Silva
Luana Jalantonio Cattan
Marina Maciel Ansanelli
Murilo Gonçalves
Thales Augusto Souto Rodriguez

01/08/2016 - Semana de Geociências: degradação ambiental em foco

$
0
0
Por Ariel

A degradação ambiental e os impactos causados no ecossistema foram tema dos estudos dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental na Semana de Geociências. Realizada anualmente, a atividade estimula a reflexão sobre os fatores que provocam o desequilíbrio do planeta. Pesquisas, leituras complementares, vídeos e a elaboração de painéis, maquetes e apresentações favoreceram a compreensão dos estudantes. Cada série estudou um tema.

O 6º ano elaborou cartazes sobre os grandes rios, seus problemas e possíveis soluções. Temas como poluição dos rios nas grandes cidades e projetos de despoluição foram abordados nos trabalhos.

As Construções Sustentáveis foram exploradas pelo 7º ano. Além da pesquisa sobre os projetos de construções sustentáveis e o clima, maquetes reproduziram tudo o que foi aprendido.

O 8º ano estudou sobre epidemias, endemias e pandemias que atingem a humanidade. Peste negra, malária, gripe espanhola, gripe H1N1 e dengue foram algumas das doenças mencionadas nas apresentações.

Os desastres ambientais nortearam os estudos do 9º ano. Os alunos lembraram as grandes tragédias, como Chernobyl, Mariana e o Assoreamento do Mar de Aral.

O grupo do aluno Danilo Di Fabio Bueno, do Objetivo Paulista, falou sobre o acidente radiológico de Goiânia com o Césio-137. Os alunos ficaram tão envolvidos com o tema que entraram em contato com um deputado da região e falaram com o líder de um dos movimentos que buscam auxílio para as pessoas que sofreram com esse acidente. “Estudamos sobre os impactos das ações do homem no meio ambiente e esse caso chamou muita atenção, uma vez que acabou prejudicando muitas pessoas”, comenta Danilo.

 

Confira as fotos:

07/08/2016 - Fuvestão: simulado que testa o conhecimento e distribui prêmios

$
0
0
Por Ariel

Segurança para prestar os vestibulares, avaliar os conhecimentos e preparação para enfrentar horas de provas são algumas das motivações que levam os alunos do Ensino Médio a participar dos simulados das principais universidades do país. O Colégio Objetivo oferece diversas opções focadas nessa vivência, entre elas está o Fuvestão.

Realizado há mais de três décadas, o simulado é um dos mais tradicionais. Ele tem duas edições ao ano e segue os mesmos moldes de exames concorridos, como a Fuvest, Unicamp e Unesp. Uma preparação importante para o vestibulando, a prova possibilita ainda que o aluno ganhe prêmios.

O último Fuvestão contabilizou mais de 40 mil inscrições e foi aplicado simultaneamente em 150 municípios. Mais de 100 estudantes foram premiados na solenidade realizada no teatro do campus Indianópolis da Unip, em 25 de junho.

Thaís Rodrigues de Freitas, de Santos (SP), foi a primeira colocada na classificação geral e ganhou um MacBook Air para acompanhá-la na vida acadêmica. Os estudantes com as melhores pontuações concorreram a notebooks, tablets, iPads, calculadoras científicas, entre outros.

Luciana Filoni Ferreira, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, foi um dos destaques. Ela ganhou um notebook e diz que a prova ajudou a nortear seus estudos. “É uma prova importante que pode fazer a diferença na hora do vestibular.”

Para Ana Figueiredo de Jesus, que ganhou um iPad Mini, o simulado foi um bom desafio. “Tinham muitas questões inéditas que serviram como um teste para a prova de verdade.”

Enzo Reis Hanada, Luana Jalantonio Cattan e Adriana Mayumi Shiguihara, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, concordam sobre a importância de realizar um simulado durante a preparação para os vestibulares. “É uma forma de aprender a controlar o tempo para a resolução das questões e ver o quanto se sabe de cada matéria. Esse resultado deu uma certa tranquilidade na espera pelas provas”, comenta Adriana.

08/08/2016 - ARC: criando, brincando e reinventando

$
0
0
Por Ariel

O desenvolvimento de uma criança é realmente fantástico. Cada expressão, gesto e palavra representa o resultado de um trabalho em conjunto. As Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC) favorecem um aprendizado significativo dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.
Os trabalhos integram duas ou mais disciplinas e desenvolvem conceitos de diferentes áreas de aprendizagem. A interdisciplinaridade entre Arte, Educação Física, Linguagem, Inglês, Matemática, Música, Movimento, Natureza e Cultura tornou os estudos ainda mais prazerosos e divertidos.
A programação estimula o raciocínio lógico, a imaginação, as habilidades motoras, a consciência ecológica e o pensamento crítico, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional.
Confira alguns trabalhos desenvolvidos com os alunos:

Olimpíadas Brasil Rio 2016
As competições que integram as Olimpíadas Brasil Rio 2016, as regras das modalidades esportivas, os países que participam e os símbolos estiveram entre os temas desenvolvidos nas atividades da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Cantareira. Diferentes vivências foram trabalhadas com os alunos, aliando conhecimento, movimento, diversão, criação e aprendizado.

Paralimpíadas: corpos, mentes, sentidos e emoções em ação
As Paralimpíadas, maior evento esportivo mundial que envolve atletas com deficiência, foram o tema das atividades destinadas às crianças da Educação Infantil 3 do Objetivo Teodoro. Em meio a jogos convencionais e adaptados, os alunos vivenciaram as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no dia a dia. Autoconfiança, habilidades cognitivas e psicomotoras foram algumas das propostas trabalhadas.

O mundo da gentileza
Sentimentos, valores e boas maneiras foram trabalhados com os alunos da Educação Infantil 1 (Fase 2) do Objetivo Alphaville. As atividades abordaram assuntos relacionados à boa convivência, tanto no ambiente familiar como na escola.

Ler, pintar e fazer arte
Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Teodoro fizeram a releitura das obras de Candido Portinari e de Romero Britto. A proposta foi inspirar as crianças a criar obras próprias baseadas em suas impressões das cores, imagens, formas e linhas dos artistas.

O mágico de Oz
A leitura de clássicos literários deve ser incentivada desde cedo. Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Paz participaram de atividades que resgataram a história de O mágico de Oz. Linguagem, Matemática, Natureza e Cultura, Inglês e Educação Física foram disciplinas trabalhadas em ações focadas no desenvolvimento das crianças.

Tramas, histórias e teias
Desenvolvendo habilidades, como coordenação motora e criatividade, as crianças da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Objetivo Vergueiro participaram de contação de histórias com atividades de enfiagem, perfuração e alinhavo, cama de gato, dança dos bambolês e coordenação motora fina.


As histórias de Monteiro Lobato
Desenvolvidas com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Granja Viana, as atividades contaram a história de Monteiro Lobato. Da pesquisa da biografia de José Bento Monteiro Lobato até uma contação de histórias com os personagens mais conhecidos, as crianças aprenderam a reconhecer a escrita como forma de expressão, produziram desenhos e pinturas, aprimoraram habilidades relacionadas ao desenvolvimento de múltiplas linguagens, entre outros.

Brincadeiras do Mundinho
As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Alphaville inspiraram-se no trabalho da autora-ilustradora da coleção Meu Mundinho, Ingrid Biesemeyer. Em meio a brincadeiras, os alunos aprenderam sobre a importância da cultura da paz, do respeito na escola e na vida, além de entenderem a necessidade de cuidar do meio ambiente, buscando viver em um mundo melhor e em um planeta saudável.   

Imaginação e aventura
O incentivo à leitura começa desde os primeiros anos escolares. Muito antes de a criança apropriar-se do código escrito, ela é capaz de interpretar imagens. Por meio de imagens, objetos e desenhos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Granja Viana criaram suas próprias histórias.

Brincadeiras com Ivan Cruz
É por meio das brincadeiras que a criança entra no mundo da fantasia, amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que vive. Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Alphaville mergulharam na magia dos brinquedos e brincadeiras e aprenderam com as obras do artista plástico Ivan Cruz.

Máquina do tempo
Integrando as disciplinas de Artes, Música, Educação Física, Inglês e Informática, as atividades despertaram a curiosidade e sensibilidade dos alunos da Educação Infantil 3 do Objetivo Paz. As crianças aprenderam sobre o modo de vida das gerações passadas, com jogos, cantigas, poemas, músicas e outras brincadeiras que serviram também de estímulo para o desenvolvimento da fala e da escrita.

09/08/2016 - Francisco Calderaro: campeão em Física

$
0
0
Por Ariel

Francisco de Mello Calderaro, que atualmente cursa a 1ª série do Ensino Médio no Objetivo Taubaté, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Paulista de Física. Calderaro foi o estudante com melhor desempenho do Ensino Fundamental, alcançando a pontuação de 99 pontos. Em seu currículo também há uma importante participação na IJSO, considerada a maior competição científica do mundo. O aluno foi um dos representantes brasileiros na Coreia do Sul e trouxe a prata do mundial. Calderaro conta os motivos para ser campeão de conhecimentos nessa matéria tão complexa para os vestibulandos.

Bico: Qual foi a competição que mais marcou sua trajetória? Por quê?
Francisco Calderaro: Acredito que a Olimpíada Internacional de Ciências Júnior (IJSO), realizada na Coreia do Sul, tenha sido a olimpíada que mais me marcou, não só pelo desafio que foi e pela conquista que alcancei, mas também pela experiência de ir a outro país e conhecer pessoas de diversos países, o que nunca imaginei fazer.

Bico: O que achou das provas da OPF? Quais suas principais dificuldades.
Francisco Calderaro: Achei abrangentes e bem pensadas, pois exi­gem o conhecimento de vários aspectos da Física, não só cinemática e dinâmica, mas também elétrica, por exemplo.

Bico: Como se sentiu ao descobrir o resultado?
Francisco Calderaro: Fiquei surpreso, pois não esperava ganhar uma medalha de ouro. Achava que tinha ido bem, mas não pensava ter ido melhor que os outros, acreditava que muitos teriam feito uma prova mais completa e melhor que a minha. É muito gratificante ser premiado por uma competição tão grande como essa.

Bico: Como foi sua preparação para as provas? Comente sobre sua rotina de estudos e o que acredita que tenha feito diferença no resultado.
Francisco Calderaro: Eu participei de aulas extras de Física quatro horas por semana, nas quais mantive contato com as diversas áreas da Física, o que fez com que eu adquirisse o abrangente conhecimento que a olimpíada cobra. A OPF procura pessoas com conhecimento amplo, não profundo.


11/08/2016 - Festival de Natação do Colégio Objetivo

$
0
0
Por Ariel

A natação também está na programação das atividades oferecidas pelo Colégio Objetivo. Em março, alunos, equipe pedagógica e pais participaram da 19ª edição do Festival de Natação do Colégio Objetivo. Realizado no Esporte Clube Corinthians, o evento promovido anualmente estimula o espírito esportivo, a interação social e a autoconfiança.

12/08/2016 - Dia de experiências inusitadas na Mostra Brasileira de Foguetes

$
0
0
Por Ariel

Uma competição que tem atraído a aten­ção dos a­lunos do Colégio Objetivo é a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Criada para fomentar conhecimentos de Astronáutica, Física, Astronomia e Ciências – de forma lúdica – a atividade é destinada a estudantes das escolas que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

As atividades foram realizadas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Lá, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio Objetivo, supervisionados por Júlio Klafke, professor e orientador de Astronomia, produziram foguetes e tiveram um dia de experiências inusitadas com o lançamento. “Da construção ao lançamento do foguete, vimos muitos conceitos de Física e Química na prática”, diz Mateus Fujita Silveira, da 3ª série do Ensino Médio.

Os estudantes conheceram a estrutura do parque para a observação dos planetas e astros, visitaram o planetário e assistiram a uma apresentação sobre como é um planetário digital.

13/08/2016 - Fuvestão: simulado que testa o conhecimento e distribui prêmios

$
0
0
Por Ariel

Segurança para prestar os vestibulares, avaliar os conhecimentos e preparação para enfrentar horas de provas são algumas das motivações que levam os alunos do Ensino Médio a participar dos simulados das principais universidades do país. O Colégio Objetivo oferece diversas opções focadas nessa vivência, entre elas está o Fuvestão.

Realizado há mais de três décadas, o simulado é um dos mais tradicionais. Ele tem duas edições ao ano e segue os mesmos moldes de exames concorridos, como a Fuvest, Unicamp e Unesp. Uma preparação importante para o vestibulando, a prova possibilita ainda que o aluno ganhe prêmios.

O último Fuvestão contabilizou mais de 40 mil inscrições e foi aplicado simultaneamente em 150 municípios. Mais de 100 estudantes foram premiados na solenidade realizada no teatro do campus Indianópolis da Unip, em 25 de junho.

Thaís Rodrigues de Freitas, de Santos (SP), foi a primeira colocada na classificação geral e ganhou um MacBook Air para acompanhá-la na vida acadêmica. Os estudantes com as melhores pontuações concorreram a notebooks, tablets, iPads, calculadoras científicas, entre outros.

Luciana Filoni Ferreira, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, foi um dos destaques. Ela ganhou um notebook e diz que a prova ajudou a nortear seus estudos. “É uma prova importante que pode fazer a diferença na hora do vestibular.”

Para Ana Figueiredo de Jesus, que ganhou um iPad Mini, o simulado foi um bom desafio. “Tinham muitas questões inéditas que serviram como um teste para a prova de verdade.”

Enzo Reis Hanada, Luana Jalantonio Cattan e Adriana Mayumi Shiguihara, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, concordam sobre a importância de realizar um simulado durante a preparação para os vestibulares. “É uma forma de aprender a controlar o tempo para a resolução das questões e ver o quanto se sabe de cada matéria. Esse resultado deu uma certa tranquilidade na espera pelas provas”, comenta Adriana.

14/08/2016 - ARC: criando, brincando e reinventando

$
0
0
Por Ariel

O desenvolvimento de uma criança é realmente fantástico. Cada expressão, gesto e palavra representa o resultado de um trabalho em conjunto. As Atividades Relacionadas ao Conteúdo (ARC) favorecem um aprendizado significativo dos alunos da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.
Os trabalhos integram duas ou mais disciplinas e desenvolvem conceitos de diferentes áreas de aprendizagem. A interdisciplinaridade entre Arte, Educação Física, Linguagem, Inglês, Matemática, Música, Movimento, Natureza e Cultura tornou os estudos ainda mais prazerosos e divertidos.
A programação estimula o raciocínio lógico, a imaginação, as habilidades motoras, a consciência ecológica e o pensamento crítico, contribuindo para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional.
Confira alguns trabalhos desenvolvidos com os alunos:

Olimpíadas Brasil Rio 2016
As competições que integram as Olimpíadas Brasil Rio 2016, as regras das modalidades esportivas, os países que participam e os símbolos estiveram entre os temas desenvolvidos nas atividades da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Cantareira. Diferentes vivências foram trabalhadas com os alunos, aliando conhecimento, movimento, diversão, criação e aprendizado.

Paralimpíadas: corpos, mentes, sentidos e emoções em ação
As Paralimpíadas, maior evento esportivo mundial que envolve atletas com deficiência, foram o tema das atividades destinadas às crianças da Educação Infantil 3 do Objetivo Teodoro. Em meio a jogos convencionais e adaptados, os alunos vivenciaram as dificuldades que as pessoas com deficiência encontram no dia a dia. Autoconfiança, habilidades cognitivas e psicomotoras foram algumas das propostas trabalhadas.

O mundo da gentileza
Sentimentos, valores e boas maneiras foram trabalhados com os alunos da Educação Infantil 1 (Fase 2) do Objetivo Alphaville. As atividades abordaram assuntos relacionados à boa convivência, tanto no ambiente familiar como na escola.

Ler, pintar e fazer arte
Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Teodoro fizeram a releitura das obras de Candido Portinari e de Romero Britto. A proposta foi inspirar as crianças a criar obras próprias baseadas em suas impressões das cores, imagens, formas e linhas dos artistas.

O mágico de Oz
A leitura de clássicos literários deve ser incentivada desde cedo. Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Paz participaram de atividades que resgataram a história de O mágico de Oz. Linguagem, Matemática, Natureza e Cultura, Inglês e Educação Física foram disciplinas trabalhadas em ações focadas no desenvolvimento das crianças.

Tramas, histórias e teias
Desenvolvendo habilidades, como coordenação motora e criatividade, as crianças da Educação Infantil 3 e do 1º ano do Objetivo Vergueiro participaram de contação de histórias com atividades de enfiagem, perfuração e alinhavo, cama de gato, dança dos bambolês e coordenação motora fina.


As histórias de Monteiro Lobato
Desenvolvidas com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Granja Viana, as atividades contaram a história de Monteiro Lobato. Da pesquisa da biografia de José Bento Monteiro Lobato até uma contação de histórias com os personagens mais conhecidos, as crianças aprenderam a reconhecer a escrita como forma de expressão, produziram desenhos e pinturas, aprimoraram habilidades relacionadas ao desenvolvimento de múltiplas linguagens, entre outros.

Brincadeiras do Mundinho
As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Alphaville inspiraram-se no trabalho da autora-ilustradora da coleção Meu Mundinho, Ingrid Biesemeyer. Em meio a brincadeiras, os alunos aprenderam sobre a importância da cultura da paz, do respeito na escola e na vida, além de entenderem a necessidade de cuidar do meio ambiente, buscando viver em um mundo melhor e em um planeta saudável.   

Imaginação e aventura
O incentivo à leitura começa desde os primeiros anos escolares. Muito antes de a criança apropriar-se do código escrito, ela é capaz de interpretar imagens. Por meio de imagens, objetos e desenhos, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Objetivo Granja Viana criaram suas próprias histórias.

Brincadeiras com Ivan Cruz
É por meio das brincadeiras que a criança entra no mundo da fantasia, amadurecendo assim seu pensamento, seus movimentos, sua interação com os objetos e com o meio em que vive. Os alunos da Educação Infantil 2 do Objetivo Alphaville mergulharam na magia dos brinquedos e brincadeiras e aprenderam com as obras do artista plástico Ivan Cruz.

Máquina do tempo
Integrando as disciplinas de Artes, Música, Educação Física, Inglês e Informática, as atividades despertaram a curiosidade e sensibilidade dos alunos da Educação Infantil 3 do Objetivo Paz. As crianças aprenderam sobre o modo de vida das gerações passadas, com jogos, cantigas, poemas, músicas e outras brincadeiras que serviram também de estímulo para o desenvolvimento da fala e da escrita.

Confira as fotos da Exposição do ARC que contou com a presença dos alunos, pais, amigos, familiares e educadores.

15/08/2016 - Escola do Mar: a vida agradece

$
0
0
Por Priscila

Mar, terra, fauna, flora. Quatro pequenas palavras que remetem a um significado maior:
a preservação das águas, dos solos, dos animais e da vegetação. Uma experiência enriquecedora vivenciada pelos alunos do Colégio Objetivo em Angra dos Reis (RJ)

 

Desenvolvendo um programa pioneiro de Ciências do Meio Ambiente — iniciado há 28 anos com a introdução da disciplina Ecologia no currículo obrigatório da 1ª série do Ensino Médio —, o Colégio Objetivo e a Universidade Paulista (Unip) criaram, em 1988, a Escola do Mar.

Instalada em Angra dos Reis (RJ), a Escola do Mar promove cursos de Ecossistema, Planctologia, Meteorologia, Aquacultura, Manguezal e Mergulho, para alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio provenientes de todas as unidades do Objetivo no país.

A Escola do Mar conta com laboratórios equipados com microscópios, projetores, computadores, estação meteorológica, kits de análise de água, além de dormitórios, refeitórios, quadras de esporte, piscina e embarcações para deslocamento no mar.

Na embarcação, os alunos conhecem as belezas naturais da região em aulas de mergulho, navegam até as ilhas para conhecer os manguezais, visitam estações petrolíferas e estaleiro de construção de plataformas e coletam material para estudos nos laboratórios da escola. Antes de sair ao mar, os estudantes analisam as condições do tempo na estação meteorológica e examinam mapas, cartas e instrumentos náuticos.

Conscientização do jovem sobre a importância da preservação ambiental, formação de novos pesquisadores, produção de pesquisas de âmbito regional e nacional e capacitação de professores de Ensino Fundamental e Médio são os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos na Escola do Mar.

A preocupação e a interação escola-comunidade também fazem parte das atividades programadas. Os alunos já cultivaram em fazendas marinhas e orientaram pescadores sobre a preservação ambiental; quando ocorreram derramamentos de óleo no mar de Angra, os pesquisadores da escola auxiliaram as equipes técnicas.

Na Escola do Mar, os alunos do Colégio Objetivo aprendem conceitos de Ciências, Geografia e Sustentabilidade em um dos berçários da vida mais bonitos que existem. Plânctons, caranguejos-vermelhos e moluscos são as estrelas do mar de Angra dos Reis.

Viewing all 1322 articles
Browse latest View live