Luã de Souza Santos, aluno da 3.ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, tem um novo desafio pela frente. Ele representará o Brasil na 13.ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), que será realizada de 2 a 10 de agosto, na Hungria.
É a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) que seleciona os estudantes para as competições internacionais. A primeira fase ocorre anualmente em todo o País e envolve mais de 770 mil estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares. Luã foi medalha de ouro.
Para conquistar a vaga, o aluno participou de uma maratona de estudos, além de realizar provas online e exames presenciais em Barra do Piraí (RJ) e Vinhedo. A cada fase avançada, o nível de exigência e de conhecimento era maior.
No ano passado, Luã conquistou medalha de ouro e o prêmio especial de Melhor Prova Observacional na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada em Ayolas (Paraguai).
Luã se esforçou muito. Aluno muito focado nos seus objetivos, um verdadeiro olímpico, sua experiência com o processo seletivo que culminou com sua classificação para a OLLA, no ano passado, ajudou bastante, mas nada estava garantido. Afinal, outros alunos olímpicos também estavam concorrendo a uma vaga. A determinação e perseverança falaram mais alto, e ele, enfim, conquistou, com louvor, a sua posição. Estou torcendo para ele trazer o primeiro ouro para o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, comenta Júlio César Klafke, vice-líder da delegação brasileira na OLLA, professor-orientador das aulas especiais de Astronomia e Astronáutica do Objetivo e professor-doutor da Universidade Paulista (UNIP).
Além da OLAA, Luã também comemora duas importantes conquistas: a participação na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), em Riga (Letônia), e no Torneio Internacional de Jovens Físicos (IYPT), em Varsóvia (Polônia).
É sempre uma alegria participar de uma competição internacional. É a oportunidade de conhecer novas pessoas, praticar o inglês e fazer novas amizades. Estou fazendo simulados para me preparar e conseguir um bom resultado, diz Luã.