Os alunos do 9.° ano do Ensino Fundamental criaram lapbooks para contar a história do livro Os meninos que enganavam nazistas, deJoseph Joffo. Lapbooks são pastas ou fichários com recortes, desenhos, minilivros e dobraduras feitas com papéis coloridos. A proposta é ajudar o aluno a compreender o conteúdo e a memorizar fatos e outros dados. Fizemos esse trabalho para que eles contassem essa rica história de uma maneira diferenciada, em que pudessem soltar a imaginação, explica a professora de Língua Portuguesa Eliane Rodrigues.
A aluna Jeniffer Couto conta que fez muito proveito da atividade, pois ampliou o seu conhecimento sobre o regime nazista e o demonstrou de forma criativa na hora da apresentação. O nazismo é um tema muito triste. O lapbook me fez pensar em diversas formas para expor o assunto de uma maneira mais leve, comenta.
Para Pedro Miranda, a parte mais interessante do livro é a narrativa contada a partir da perspectiva das crianças. A história mostra como os meninos conseguiram sobreviver durante a guerra, e o lapbook deixa o conteúdo mais interativo e imersivo. Achei a proposta bem interessante, relata.