Na 3ª série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Integrado, Pedro Henrique Figueiredo Backes Costa, atinge o ápice como aluno olímpico. Pedro superou mais um desafio e ganhou a medalha de ouro na Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF), realizada de 6 a 13 de setembro, em El Salvador. O torneio reuniu estudantes de 22 países, entre eles Brasil, Portugal e Espanha.
Durante a preparação para a competição, a rotina de estudos foi intensa. Resolvi as provas teóricas e experimentais anteriores e simulados sobre o assunto. Fiz também as aulas oferecidas pelo Objetivo. Fui muito bem preparado, comenta.
O maior desafio enfrentado pelo estudante foi a prova experimental. Ela é a mais complicada para todos os competidores e tem que ser realizada individualmente. O Brasil sempre tem um histórico de boas participações na ibero. Apesar de estar preparado, não esperava garantir o ouro. Estou muito feliz com o resultado.
Para o Ronaldo Fogo, professor orientador do Objetivo das aulas especiais de Física para olimpíadas científicas, a medalha vem coroar uma trajetória brilhante de comprometimento e dedicação. Ano passado, Pedro foi ouro na OBF e agora mais um ouro conquistado em terras internacionais. Ele é um exemplo de como a persistência e a determinação podem nos levar longe.
Pedro começou a participar das aulas olímpicas de Física no 8º ano do Ensino Fundamental. Hoje, soma inúmeras participações e medalhas. Na 3ª série do Ensino Médio, Pedro atingiu resultados expressivos que permitem pleitear uma vaga olímpica na USP. Com esses dois ouros recentes (OIBF e OBF), poderá estudar na Universidade de São Paulo sem prestar o vestibular tradicional. Prêmio mais que justo para quem estudou com afinco durante todos esses anos, comemora professor Ronaldo Fogo.
Medalhas internacionais de Física
Aplicar o que se aprende em sala de aula em prol do estudo científico é prática recorrente no Objetivo. A participação em olimpíadas do conhecimento reforça a seriedade e a dedicação de alunos e professores em competições que estimulam a pesquisa no Brasil.
Em 2019, os alunos do Objetivo conquistaram um feito inédito: a classificação e medalhas em três olimpíadas internacionais cuja Sociedade Brasileira de Física (SBF) seleciona os participantes.
Nunca antes uma escola no País conseguiu o feito de selecionar dois alunos para a IPhO, um aluno para a EuPhO e um aluno para a Ibero de Física. Isso é fruto do trabalho sério de todos os profissionais envolvidos e de um ensino de qualidade no dia a dia. Essa é nossa receita, comenta o professor Ronaldo Fogo.
A mais recente conquista foi o ouro do aluno Pedro Henrique na OIbF. Em junho, na Olimpíada Europeia de Física (EuPhO), em Riga (Letônia), o aluno Luã de Souza Santos conquistou medalha de bronze. Guilhermo Cutrim Costa conquistou prata e Gabriel Telles Missailidis foi bronze na Olímpiada Internacional de Física (IPHO), realizada em julho, em Israel (Telavive).
Parabéns, alunos! Parabéns, professores do Colégio Objetivo Integrado!